Bem-vindos ao site da Mary Person! x

Carreira

Mary Person

MMariana Brito Neves, mais conhecida como Mary Person, nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, mas logo se mudou para a cidade de Mogi Guaçu.

A menina que já se encantava por futebol desde pequena talvez por seu pai ser goleiro se rendeu de vez ao futebol ao assistir sua primeira Copa do Mundo, em 1990 e se maravilhar com o futebol de Maradona. Em 1995, ela entrou de vez no mundo do futebol quando decidiu ser jogadora aos 13 anos de idade, tendo como ídolo a então jogadora da Seleção Brasileira, Sissi.

Sua família sempre incentivou a prática do esporte e lhe incentivou quando Mary disse que queria jogar futebol, sendo alertada por sua mãe de tudo que poderia enfrentar, do preconceito, das dificuldades, mas sempre estiveram ao seu lado, torcendo e incentivando sua caminhada rumo a seu sonho: se tornar uma jogadora de futebol.

No Brasil ela teve mais experiência no futebol de salão. Passou por clubes do interior de São Paulo, Campo Grande-MS, Paraná e Minas Gerais. Teve uma passagem rápida no futebol de campo pela equipe da ADJ Jaguariuna, onde atuou por 6 meses.

Em 2009 Mary teve a oportunidade de ir jogar nos EUA, pela equipe do Cochise College, no estado do Arizona. Depois de uma boa temporada no time, surgiram vários clubes interessados na brasileira que tinha a magia do futebol nos pés. Ela acabou aceitando a proposta do NMHU – New Mexico Highlands University, onde conseguiu uma bolsa de estudos.

Logo no começo sua adaptação foi bem dolorosa e complicada. O fato de estar longe da família, dos amigos, enfrentar o choque cultural em relação a idioma, comida e até no jeito dos americanos de serem foi difícil. Mas a jogadora se preparou muito, focou realmente nos objetivos e foi paciente. As coisas vão sempre se ajeitando com o tempo e acontecendo como devem acontecer.

Atualmente, Mary atua pela equipe de Goshen College, onde é destaque e querida tanto dentro quanto fora dos gramados.

Mary sempre deixou claro que apesar da vontade de jogar é fundamental para qualquer atleta, principalmente para as atletas mulheres, onde em sua opinião o estudo é o maior benefício que elas tem, pois acaba sendo a única garantia e perspectiva de melhoria de seus futuro. O futebol não é pra sempre, a profissão pós futebol será. É complicado conciliar estudos com o futebol ainda mais em um país onde a disciplina é fator indispensável, mas Mary tem a consciência de que muitas atletas gostariam de estar em seu lugar e ter a oportunidade que ela hoje está tendo. Ela sabia das dificuldades, mas se comprometeu com isso não aceitando fazer menos do que o melhor que pode fazer.

Nos EUA, Mary é exemplo de disciplina, habilidade e humildade, sendo querida e admirada por todos os locais onde passa e até mesmo pelas equipes adversárias.

Quanto a seu futuro na profissão, Mary diz que sonho e objetivos se fundem quando se trata desse assunto. Um de seus maiores desejos é poder chegar a seleção, mas ela tem a total consciência de que não é uma coisa fácil, diante de tantas excelentes jogadoras de talento e experiência que o Brasil tem. Mas é justamente isso que a instiga. Poder chegar a seleção, seria a chance de aprender de perto com essas jogadoras que ela tanto admira e respeita e para isso é preciso continuar trabalhando com seriedade e dedicação dentro do seu clube e deixar as coisas nas mãos de Deus. Porque os planos de Deus para sua vida são certamente maiores e melhores do que ela mesma pode desejar.

© Copyright 2014 Mary Person - Website por Yeah!Webs